Um passo importante para o futuro da saúde pública dos brasileiros foi dado na manhã da última segunda-feira, dia 27, no Encontro Nacional de Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas do país, que reuniu no Salão Nobre do Legislativo mineiro representantes de treze estados brasileiros.O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), esteve presente na ocasião, que teve a finalidade de fazer uma explanação em torno da importância da campanha " Assine + Saúde". A mobilização pretende reunir 1 milhão e 500 mil assinaturas, em pelo menos cinco Estados, para serem apresentadas ao Congresso Nacional e viabilizar um Projeto de Lei, que motive a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União na Saúde Pública, para maiores investimentos e melhorias dos serviços no setor.“Assembleia mineira está de parabéns em promover uma discursão tão importante, ainda mais no sentido de como utilizar o recurso, em especial na atenção básica. Quero lembrar, que na Bahia temos 14 milhões de habitantes, e como parlamentar vou convocar a sociedade civil, além das Câmaras Municipais, prefeitos dos municípios baianos para abraçarem essa causa tão extraordinária”, ilustrou Arimatéia.Conforme relatou o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Carlos Mosconi (PSDB), desde abril de 2012, o único objetivo da campanha é mudar a história da saúde pública no Brasil, e garantiu que no primeiro semestre 300 mil assinaturas já foram obtidas. “O panorama da saúde no Brasil é basicamente o mesmo: precária, com vários defeitos. Falta mais recurso da União e ela tem essa obrigação, nós queremos apenas que a mesma cumpra com o seu dever”, pontuou Mosconi.
Hospital: Após o encontro, todos os parlamentares seguiram para a Zona Sul de Belo Horizonte, para visitar o Hospital Luxemburgo, do Instituto Mário Penna, referência nacional em oncologia, escolhido para sediar o Ato Político da Campanha. A instituição filantrópica, fundada há 41 anos, tem mais de 60% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde, para realizar mais de um milhão de procedimentos por mês. Na unidade médica foi montada um estande para a coleta de assinaturas durante três dias.
Como participar: Para participar da mobilização, deve assinar o abaixo-assinado, informando seu nome completo, endereço, título de eleitor. Caso você não lembre o número do título de eleitor é somente disponibilizar sua data de nascimento e o nome completo da mãe. O documento também pode ser impresso no site www.almg.gov.br e em seguida conduzido ao Centro de Atendimento ao Cidadão da ALMG (Rua Rodrigues Caldas, nº30 – Santo Agostinho).