sábado, 12 de janeiro de 2013



A Prefeitura de Itabuna iniciou nesta sexta-feira, 11, pelo trecho do bairro Pedro Jerônimo, os serviços de limpeza e dragagem mecânica do canal de macrodrenagem do São Caetano. Com extensão de cerca de dois quilômetros, o canal encontra-se assoreado, com grande quantidade de lixo e entulho no seu leito, poluindo a área do seu entorno, exalando mau cheiro, produzindo de nuvens de insetos e servindo de local para reprodução de animais peçonhentos, ratos e outros roedores. Havia muitas queixas de moradores e comerciantes de ruas adjacentes pela critica situação do canal que ficou sem limpeza regular e simplesmente acabou abandonado pela prefeitura. 

A Justiça chegou a condenar o município, depois de acionada pelo Ministério Público estadual, obrigando-o a executar serviços de limpeza não só do canal do São Caetano como de canais de macrodrenagem de outros logradores da cidade, sob pena de multa, o que jamais foi cumprido pela gestão anterior. 

A feirante Maria Costa, 60 anos, recebeu com alegria a noticia de que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) daria início aos serviços de limpeza do canal do São Caetano. Segundo disse há dois anos que moradores, comerciantes e feirantes reclamam da degradação do canal de macrodrenagem. “Perdemos clientes, deixamos de vender mercadorias pelas péssimas condições das áreas da feira vizinhas do canal. Essa noticia chega em boa hora. A gente já não tinha a quem reclamar”, completou o comerciante José Teixeira, 59 anos, que trabalha na feira há 20 anos. 

A Sedur informa que o trecho inicial entre o Pedro Jerônimo e a Avenida Princesa Isabel, no São Caetano, o canal tem revestimento de pedra e boca de dez metros de largura. No segundo trecho, entre a Princesa Isabel e o Gogó da Ema, também revestido, a largura é de oito metros até o desaguamento no Ribeirão Icó, nas proximidades da Vila Olímpica. Nos serviços de limpeza, que incluem a dragagem mecânica com escavadeira hidráulica nas laterais, todos os resíduos sólidos serão carregados em caçambas e descartados em uma área do lixão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário