Hoje, na Câmara Municipal de Itabuna, houve uma Sessão Especial que teve como pauta a situação dos portadores de deficiências mentais na cidade de Itabuna. Estiveram presentes profissionais e pacientes do CAPS II, Trindade, secretário da Assistência Social, o secretário da Saúde não compareceu e nem justificou a ausência, a Dr. Clara, dentre outras autoridades que compunham a mesa.
Foram abordadas situações extremamente delicadas a respeito da alimentação oferecida aos pacientes, a sobrecarga dos funcionários, a falta de infraestrutura, falta de medicamentos e também foram feitas denúncias de maus tratos contra os pacientes por parte de funcionário, como também ocupação de cargo administrativo indevido. A presidente dos usuários do CAPS II, Arlete que fez parte do quadro de pacientes durante 6 anos, perguntou onde está a verba Federal destinada à Instituição e pede soluções, ressaltando que a mesma é professora, afastada de suas atividades por motivo de doença psicológica e ainda assim não foi aprovada no INSS.
Deve-se tomar atitudes urgentes, ter respeito por essa gente que faz parte da sociedade como qualquer outra mas, que precisa de apoio e soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário